Clique nas fotos postadas para aumentar.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Artista Plástico José Fernandes


" (...) Autodidata, José Fernandes permite a primazia de conhecer profundamente a sua trajetória. Além das conceituações relevantes de composições campesinas e as tantas outras com cheiro de mar, José Fernandes está sendo ousado. Talvez comemorando o centenário do nosso maior escritor, o pintor surpreende ao pinçar dos romances, figuras que surgem das esquinas do Pelourinho, carregando na expressão imagens de desalento e ilusão, retrato que abrigou os becos do hoje roteiro turístico da querida Salvador.

Jorge Amado surge nos retratos do que se pode deduzir como suas criaturas, refletindo a alma de escondidas verdades já expressas na literatura fluente, real, que se materializa colorida nas pinceladas desta nova fase de José Fernandes.

O pintor também não deixa passar sua ligação com elementos que compõem os labirintos do sertão. Assim, o artesanato de couro característico da região, sob o comando do pincel, reveste cabeças masculinas e femininas, surgindo coloridos cangaceiros, remetendo-nos à era virguliana, mais uma vertente da produção se afinando com o também centenário de Lampião, lenda viva cujas histórias ecoam pelas catingas e estradas poeirentas do sertão de Sergipe, dormitando na Grota de Angico aonde findou um ciclo de história e estórias". 

-Foto e informações: Assessoria de Imprensa
*Foto e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário